domingo, 7 de dezembro de 2008
O LENDÁRIO ELECTRA NO AFONSO PENA
O Electra é um avião que fez história na aviação comercial brasileira. A sua popularidade e carisma junto aos passageiros, pilotos e tripulantes foram conquistadas principalmente devido aos 16 anos em que serviu como aeronave exclusiva na operação da Ponte Aérea Rio-São Paulo. Entre março de 1975 e janeiro de 1992, Electra foi sinônimo de Ponte Aérea.
O que poucos sabem é que o Electra tiveram uma longa vida pregressa na Varig antes do seu uso na Ponte. O primeiro Lockheed L-188A foi recebido pela companhia gaúcha em 1962, onde foi empregado inicialmente em rotas internacionais. Apesar do seu porte relativamente pequeno, o robusto turboélice serviu rotas de prestígio da Varig, como Rio-Buenos Aires, Rio-Nova-York e Rio- Lisboa, estas duas últimas operadas com várias escalas. Com o advento dos jatos na frota da Varig, o Electra ficou relegado às rotas domésticas.
Por falta de registros históricos, não tenho como precisar em que época e em quais rotas o Electra operou no Aeroporto Afonso Pena. Pelo que sei, havia vôos operados com o Electra para São Paulo, Porto Alegre e Joinville. A foto abaixo foi captada por meu pai em 1973, onde aparecem dois Electras estacionados em frente à antiga torre de controle.
Alexander Raff-Lehner
(Foto: Gunnar Raff-Lehner)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário