terça-feira, 24 de agosto de 2010

PRONAIR - 10/07/08 - SEM DINHEIRO NÃO DESCARREGA

Tarde de sol e eis que vemos um jumbo com cores fortes pousando no sbct.
Pronair era esse o nome da companhía, primeira vez que um cargo espanhol pousava no Afonso Pena.
O pior ainda estava por vir, sem crédito de forma alguma, o cargueiro não teve autorização para efetuar o descarregamento.O 747 permaneceu por muitos dias em solo, até que decolou full, quase levando as antenas do ils.Hoje essa companhia já não voa mais.Mas deixou saudades a sua vinda em Curitiba.Foto:Runway15

domingo, 8 de agosto de 2010

HISTÓRICO DO AEROPORTO AFONSO PENA

 
A área pertencente ao Aeroporto Afonso Pena se constitui em parte da área da Colônia Afonso Pena, ali implantada no início do século XX em homenagem ao sexto Presidente da República, Afonso Pena (1906 a 1909).

Nessa ocasião, o Governo Federal desapropriou a área de uma fazenda, no município de São José dos Pinhais, de propriedade de Matias Mendes. Dividiu-a em pequenas chácaras e ali assentou uma colônia de imigrantes poloneses e alemães (incentivados pela política de colonização para a agricultura), efetuando-se a ocupação no início deste século.

Devido à entrada do Brasil na II Guerra Mundial, o Ministério da Guerra, através dos órgãos responsáveis pela aviação (que dariam origem ao atual Ministério da Aeronáutica), nos anos de 1940 a 1942 efetuou um minucioso levantamento da área dessa colônia, em função dos ventos dominantes. A área correspondente ao antigo Aeroporto Afonso Pena foi desapropriada para a construção das pistas de pouso, com o mesmo traçado hoje existente.

Em janeiro de 1946, com a guerra terminada, a aviação civil passou a operar efetivamente na Base Aérea Afonso Pena, moderna e recém construída. Operavam com vôos regionais e internacionais, nesta época, as seguintes companhias: VARIG - iniciada em 15 de janeiro de 1946 no Aeroporto de Bacacheri, com a linha Florianópolis/Porto Alegre/Pelotas/Jaguarão e Montevidéu; CRUZEIRO DO SUL; REAL - com vôos regionais e Assunção, em 1955; PANAIR - Assunção em 1946; AERONAVIS BRASIL - atendendo a linha Rio de Janeiro/Poços de Caldas e Porto Alegre, bem como linhas internacionais.

A construção original do Aeroporto Afonso Pena aconteceu no período de maio de 1944 a abril de 1945, tendo como executores o Ministério da Aeronáutica em cooperação com o Departamento de Engenharia do Exército Norte-Americano. A Base Aérea Afonso Pena, como era então conhecido o Aeroporto, tinha como finalidade básica servir de ponto estratégico para as operações aliadas durante a II Guerra Mundial. Devido ao fato de ser construído nos últimos meses da guerra, o Aeroporto foi pouco utilizado, prevalecendo posteriormente o uso pela aviação civil.

Quando a Base Aérea passou a atender a Aviação Civil, foi construída uma estação de passageiros que esteve em uso até 1959. Era dotada de um bar, sala de espera, área ajardinada, além de escritório de administração e manutenção, bomba de gasolina, caixa d'água, farol, torre de controle (construída em madeira e com altura de 35 metros), balizamento de pista (luz amarela), gerador de energia alternativa, além de equipamento de rádio-transmissão-recepção.

Em 1959 o Aeroporto Afonso Pena era o quarto aeroporto em movimento de aeronaves, quando o Ministério da Aeronáutica precisou construir uma nova estação de passageiros com área de 2.200 metros quadrados. Este terminal de passageiros foi inaugurado em 05 de fevereiro de 1959, durante o Governo de Moysés Lupion. Era então Ministro da Aeronáutica o Brigadeiro Menescal. As obras executadas em 1959 permaneceram inalteradas até a década de 70.

A partir de 1974, através da Portaria n.º 120 Gm-5, de 03 de dezembro de 1973, o Aeroporto Afonso Pena passou a ser administrado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária - Infraero. Em 1977, foi concluída a ampliação do terminal de passageiros, quadruplicando sua capacidade de atendimento, proporcionando mais conforto aos usuários e empresas áreas. Mesmo com todas as remodelações a ampliações efetuadas, as obras não foram suficientes para atender à demanda crescente de passageiros e cargas.

Em 1991, o aeroporto contava com um déficit operacional estimado em 40%. Começaram as obras de construção de um novo terminal de passageiros.

O aeroporto foi o segundo no Brasil a contar com o Sistema Integrado de Tratamento de Informações Aeroportuárias - SITIA. Movimento de aeronaves, informações sobre vôos, telefones internos e externos, circuito fechado de televisão e todas as operações do novo terminal estão interligadas, como ocorre nos aeroportos mais modernos do mundo.

O prédio onde funcionava o antigo terminal de passageiros foi totalmente reformulado para se tornar um moderno terminal de carga aérea, com uma área total de 12 mil metros quadrados.

Com a construção do novo terminal e o aumento da demanda de passageiros, em 26 de junho de 1996 o Aeroporto Afonso Pena passou a ser internacional. Sua inauguração aconteceu no dia 26 de julho de 1996, com a presença do presidente Fernando Henrique e do Ministro da Aeronáutica, Lélio Viana Lobo e do Presidente da Infraero, Adyr da Silva.
Foto:Runway15























domingo, 1 de agosto de 2010

DC-8 ABSA


Quem não viu o DC-8 da Absa no sbct?
Garanto que muitos não tiveram a sorte de presenciar, pois não veio muitas vezes nãooo.
Metálico, gigantão, e muito bonito.
A aeronave fez voos para a Vasp Cargo na década de 90. 
Foto:Runway15

SBCT - 30 ANOS